Programação para Arduino – Aula 01

Na primeira aula veremos:

  1. Estrutura básica do Arduino (setup, loop);
  2. Procedimentos (pinMode, digitalWrite, delay);
  3. Formas de comentar o código (“//”, “/**/”);

Assista a vídeo aula:

Artigo

Setup ()

A função setup () é chamado quando um esboço começa. Use-o para inicializar variáveis, modos de pino, começar a usar as bibliotecas, etc. A função de configuração será executado apenas uma vez, após cada energização ou reset da placa Arduino.
Exemplo

void setup() {
    //Colocar o seu código de configuração aqui, para executar uma vez:
}

Loop ()

Depois de criar uma função setup (), que inicializa e define os valores iniciais, a função loop () faz exatamente o que seu nome sugere, e loops consecutivamente, permitindo que o seu programa para mudar e responder. Use-o para um controlo atividade da placa Arduino.

Exemplo

void loop() {
    //Colocar o seu código de configuração aqui, para executar uma vez:
}

; ponto e vírgula
Usado para terminar um comunicado.
Exemplo

 pinMode(13, OUTPUT);

{} Chaves

Chaves são uma parte importante da linguagem de programação C. Eles são usados ​​em várias construções diferentes, descritos a seguir, e isso às vezes pode ser confuso para iniciantes.

Uma chave de abertura “{” deve ser sempre seguido por uma chave de fechamento “}”. Esta é uma condição que é muitas vezes referido como sendo as cintas equilibrado. O Arduino IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) inclui um recurso conveniente para verificar o saldo de chaves. Basta selecionar uma cinta, ou mesmo clique no ponto de inserção imediatamente após uma cinta, e seu companheiro lógico será destacado.

Actualmente, este recurso é ligeiramente com erros como o IDE vai encontrar muitas vezes (incorretamente) uma cinta no texto que tenha sido “comentado”.

Programadores iniciantes e programadores que vêm a C da linguagem BASIC encontrar muitas vezes usando chaves confusa ou assustadora. Afinal de contas, as mesmas chaves substituir a instrução RETURN em uma sub-rotina (função), a instrução ENDIF em uma condicional e a instrução Next em um loop FOR.

Porque o uso da chaveta é tão variado, é boa prática de programação para digitar a chave de fechamento imediatamente após a digitação da chave de abertura ao inserir uma construção que requer chaves. Em seguida, inserir alguns retornos de carro entre o seu aparelho e começar a inserir declarações. Suas chaves, e sua atitude, nunca se tornará desequilibrada.

Cintas desequilibradas muitas vezes pode levar a erros de compilador, impenetráveis ​​enigmáticas que às vezes pode ser difícil de rastrear em um grande programa. Devido às suas variadas utilizações, cintas também são extremamente importantes para a sintaxe de um programa e mover uma cinta de uma ou duas linhas frequentemente irá afetar dramaticamente o significado de um programa.

Os principais usos de chaves: Funções, For, while if e Switch.

Exemplo

void soma(int num1, int num2) {
  
}

for(int i = 0; i < 10; i++) {
  
}

while(i < 10) {
  
}

if(i == 9) {
  
}

switch(i) {
  case 1:
  break;
}

Comentários

Os comentários são linhas no programa que são usados ​​para se informar ou outros sobre a forma como o programa funciona. Eles são ignorados pelo compilador, e não exportados para o processador, para que eles não ocupam qualquer espaço no chip Atmega.

Comentários único objectivo é ajudar você a entender (ou lembrar) como o programa funciona ou para informar outros como o programa funciona. Existem duas formas diferentes de uma linha de marcação como um comentário:

Dica

Ao experimentar com o código “, comentando a” partes do seu programa é uma forma conveniente para remover as linhas que podem ser buggy. Isso deixa as linhas no código, mas transforma-os em comentários, para o compilador just ignora. Isso pode ser especialmente útil quando se tenta localizar um problema, ou quando um programa se recusa a compilar e o erro de compilador é críptico ou inúteis.

Exemplo

/*
    Criado: Luis Sobrinho
    Data: 22/01/2016
    Arquivo: Primeira Aula
*/

ou

//Colocar o seu código de configuração aqui, para executar uma vez:

Código fonte da aula

/*
    Criado: Luis Sobrinho
    Data: 22/01/2016
    Arquivo: Primeira Aula
*/

void setup() {
    //Colocar o seu código de configuração aqui, para executar uma vez:
    //Nome / () / ;
    pinMode(13, OUTPUT); //Porta 13 de Saida
    pinMode(12, INPUT); //Porta 12 de Entrada
}

void loop() {
    // Colocar o seu código principal aqui , para executar repetidamente :
    digitalWrite(13, LOW); //Apagar Led 13
    delay(1000); //Esperar 1s
    digitalWrite(13, HIGH); //Aceder Led 13
    delay(1000); //Esperar 1s
    digitalWrite(13, 0); //Apagar Led 13
    delay(1000); //Esperar 1s
    digitalWrite(13, 1); //Aceder Led 13
    delay(1000); //Esperar 1s
}

Fonte: arduino.cc

1 Comentário

  1. Show de bola! Pra mim que estou iniciando, é fundamental aprender passo a passo para o bom entendimento do funcionamento de cada função ou comando.
    Vlw Luis! Estou ansioso por mais aprendizado!!!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*