
Na segunda aula veremos:
- Tipos de Variaveis
- int
- String
- boolean
- double
- array
Assista a vídeo aula:
Int
Descrição
Inteiros são a sua principal tipo de dados para o armazenamento de número.
No Arduino Uno (e outros placas baseadas do ATMEGA) um int armazena um valor de 16 bits (2 bytes). Obteve-se uma gama de 32.768 a 32.767 (valor mínimo de 15 ^ -2 e um valor máximo de (2 ^ 15) – 1).
No Devido Arduino, um int armazena um valor de 32 bits (4 bytes). Obteve-se uma gama de 2,147,483,648 a 2.147.483.647 (valor mínimo de 31 ^ -2 e um valor máximo de (2 ^ 31) – 1).
Exemplo
int numero; int led = 13;
String
A classe String, parte do núcleo a partir da versão 0019, permite que você use e manipular sequências de texto em formas mais complexas do que as matrizes de caracteres fazer. Você pode concatenar strings, acrescentar a eles, procurar e substituir substrings e muito mais. É preciso mais memória do que um array de caracteres simples, mas também é mais útil.
Para referência, matrizes de caracteres são referidos como cordas com pequenos nós, e as instâncias da classe String são referidos como cordas com um capital S. Note que strings constantes, especificados em “aspas duplas” são tratados como matrizes de caracteres, não instâncias da classe String.
Exemplo
String meuNome; String meuNome = "Luis Eduardo";
Boolean
Um boolean detém um dos dois valores, true ou false. (Cada variável boolean ocupa um byte de memória.).
Exemplo
boolean status1 = true; boolean seVerdade = false;
Double
Descrição
Double é um número flutuante de precisão. No Uno e outras placas baseadas ATMEGA, este ocupa 4 bytes. Isto é, a aplicação double é exatamente o mesmo que o flutuador, com nenhum ganho em termos de precisão.
No Arduino Due, double tem 8 bytes precisão (64 bits).
Exemplo
double valorReal; double coxinha = 4.5;
Dica
Os clientes que emprestam código de outras fontes que inclui variáveis doubles deseje examinar o código para ver se a precisão implícita é diferente da que realmente alcançada com base em Arduinos ATMEGA.
Arrays
Uma matriz é um conjunto de variáveis que são acessados com um número de índice. Arrays na linguagem de programação C, em que Arduino é baseado, pode ser complicado, mas usando matrizes simples é relativamente simples.
Exemplo
int ledArray[] = {1,5,4,6,2}; int ledAr[3] = {1,5,4}; int arrayLed[5];
Código fonte da aula
/* Criado: Luis Sobrinho Data: 25/01/2016 Arquivo: Segunda Aula*/ int numero; int led = 13; String meunome = "Luis"; String meuNome = "Luis Eduardo"; boolean status1 = true; boolean seVerdade = false; double valorReal = 1.5; double coxinha = 4.5; int ledArray[] = {1,5,4,6,2}; int ledAr[3] = {1,5,4}; void setup() { // Colocar o seu código de configuração aqui , para executar uma vez : } void loop() { // Colocar o seu código principal aqui , para executar repetidamente : }
Fonte: arduino.cc
Faça um comentário