Porque e como começar a utilizar o Laravel?

Laravel

Se você que tem interesse por desenvolvimento web e quer conhecer uma ferramenta que lhe auxilie a desenvolver um código limpo de forma rápida, essa 9ª edição do PET-Redação foi pensada para você! Aqui iremos discutir sobre as características do Laravel, framework PHP que vem ganhando muita força no mercado e muitas empresas estão passando a adotá-lo. Porém, este artigo não tem como objetivo ser um tutorial para ensinar a utilizar a ferramenta, devido a grande quantidade e facilidade para encontrar materiais muito completos online ‒ sugestões de links nas referências ‒, nosso objetivo aqui é apresentar uma introdução e convencê-lo do porque essa é uma excelente ferramenta para adotar no seu projeto.

Para quem não conhece ou nunca ouviu falar sobre essa ferramenta, é importante explicar que o Laravel utiliza arquitetura MVC e o padrão de desenvolvimento PHP PSR-2 que tem como foco a escrita de código limpo e com boa legibilidade, além disso o framework tem como objetivo aumentar a velocidade de codificação, sem esquecer características importantes como a segurança e performance da aplicação.

Para utilização do Laravel é preciso das ferramentas básicas para desenvolvimento em PHP, sugere-se o XAMPP ou Wamp, pois já incluem o servidor Apache, banco de dados MySql e o próprio PHP (que deverá estar com algumas de suas extensões habilitadas), além disso será necessário realizar a instalação do Composer, através do qual é realizada a instalação do Laravel e uma IDE ou editor de texto (obviamente). Tendo os pré-requisitos instalados em seu computador basta uma linha de código no seu terminal para iniciar um projeto com o Laravel.

composer create-project --prefer-dist laravel/laravel blog

Feito isso, o composer instala o framework e todas as dependências necessárias, que já provê para você toda a estrutura inicial de projeto que você precisa, incluindo gerenciamento de rotas do sistema, estrutura MVC do projeto, engine de templates Blade, estrutura de testes com o PHPUnit e diretório com arquivos do Bootstrap.

Para aqueles que preferem evitar a configuração do ambiente de desenvolvimento, ou desejam ter a mesma configuração em várias estações de trabalho, é disponibilizado o Laravel Homestead, um pacote oficial com tudo que é necessário para o desenvolvimento com este framework que inclui (atualmente): Ubuntu 16.04, Git, PHP 7.1, Nginx, MySQL, MariaDB, Sqlite3, Postgres, Composer, Node (With Yarn, Bower, Grunt, and Gulp), Redis, Memcached, Beanstalkd, Mailhog, ngrok. O que torna esse box interessante é o fato de ser “descartável” e evitar preocupações com sistemas operacionais, já que no caso de surgir algum problema, basta recria-lo.

Resumindo as Vantagens

 Facilidade e simplicidade de uso;

 Documentação completa e de fácil compreensão;

 Estruturação organizada do projeto;

 Aumento da produtividade e reaproveitamento de código;

 Baixa curva de aprendizado;

 Segue boas práticas de desenvolvimento.

Referências de links úteis

1 – Laravel – Laravel – The PHP Framework For Web Artisans 

2 – Laravel Brasil – Laravel Brasil | A Framework For Web Artisans 

3 – Laracasts – The Best Laravel and PHP Screencasts 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*